Aqui você encontra uma lista de livros que transformam e evolucionam! Pronta para começar sua revolução pessoal?
A gente costuma dizer que estes livros são a porta de entrada...
Sente daí qual deles ressoa mais com o seu momento atual,
qual te chama mais atenção e te instiga mais a leitura.
Se já leu algum deles, conta pra gente o que achou.
Se não leu, já coloca na sua lista!
O livro da bruxa
Roberto Lopes
Um livro com poucas páginas - não se engane, tudo nele tem um motivo - de fácil leitura. Um médico conhece uma paciente idosa no hospital e parte com ela pra uma viagem no minimo transformadora. Uma história linda que faz a gente parar pra pensar enquanto muda algumas coisinhas dentro da gente.
A coragem de ser imperfeito
Brené Brown
Somos constantemente treinados a suprimir nossos pontos fracos e não falar sobre nossas vulnerabilidades, principalmente nos dias de hoje, em que a exposição nas redes revela apenas a parte boa da vida. O livro revela que há um grande equivoco nessa escolha, já que nossa vulnerabilidade é um elo forte entre nós.
Mulheres que correm
com os lobos
Clarissa Pinkola Estés
Usa alguns mitos, lendas e contos para nos revelar como a natureza selvagem feminina vem sendo suprimida, cerceada e ridicularizada. Mostra como essa repressão ressoa até hoje nas nossas identidades, num esquema que acaba punindo de maneira cruel toda mulher que rompe padrões.
O mito da beleza
Naomi Wolf
Toda mulher sofre pressões externas desumanas, sendo levadas a cultuar o corpo branco, magro e jovem. Este livro revela que a beleza e a juventude são perseguidas de maneira nada saudável por toda a vida da mulher, como se sua utilidade se esvaísse com o tempo, o que nos leva a diversos disturbios, como por exemplo os mentais e alimentares.
Ensinando a transgredir
de bell hooks
bell hooks - ela gostava assim, em minúsculas - apesenta uma visão da educação como prática da liberdade, onde o conhecimento transgride qualquer barreira, seja ela racial, cultural, sexual ou social. Repensa e apresenta alternativas para que a absorcão não traga consigo qualquer tipo de preconceito.
Permissão para sentir
Marc Brackett, Ph.D.
Não se permitir sentir de maneira sincera é um costume cultural que continua nos afastando do reconhecimento dos sinais que nosso corpo e mente nos dão sobre o que nos faz bem ou o que nos repele. Esse hábito acaba nos desencorajando e este livro trata da maravilha que é se permitir sentir.
Que emoção! Que emoção?
Georges Didi-Huberman
Este livro trata de dar voz às nossas emoções de uma maneira totalmente diferente das que costumamos ver por aí. O autor não apenas dá voz às emoções, como também ouve o que elas trazem consigo, usando uma boa pitada de filosofia para embalar os pensamentos.
Hábitos atômicos
James Clear
Este livro apresenta uma estratégia super prática para abandonar hábitos nocivos e adquirir hábitos saudáveis. Questiona nossa maneira de pensar em progresso e em sucesso. Nos inspirou a criar o nosso quadro de mudança de hábitos, queridinho das mentorandas.
Insubmissas lágrimas
de mulheres
Conceição Evaristo
Você vai fluir por estes 13 contos, que levam nomes femininos, deliciosamente, como se realemente conhecesse cada uma delas, como se participasse de uma conversa despretensiosa (mas importante e esclarecedora) sobre o que se mostra comum às mulheres, em especial às vivências das mulheres negras.
Não acredite em tudo
que você sente
Robert L. Leahy
Se você luta contra emoções difíceis - e tende a parder pra elas - saiba que não está sozinho e que neste livro você vai encontrar acolhimento. As emoções (e a falta delas) fazem parte do ser humano, e a maneira com que lidamos com elas nos apresenta diferentes possibilidades de viver o que é ser feliz e realizado.
As coisas que você só vê
quando desacelera
Haemin Sunin
Cheio de frases e pensamentos que deixam a vida mais leve. A aceleração exacerbada que a nossa vida tomou faz com que a gente se mantenha em constante estado de alerta, transbordando ansiedade, nos tira o foco do agora, das coisas importantes. Leitura para tomar consciencia e mudar seus processos.
Por um feminismo
afro latino americano
Lélia Gonzalez
Este livro maravilhoso parece que bate um papo com a gente, une ensaios, já consagrados, artigos que saíram na imprensa, entrevistas antológicas, traduções inéditas e escritos dispersos da autora. Lélia tornou-se um ícone para o feminismo negro, deu voz ao pretuguês e cunhou a palavra amefricanidade.
O feminismo é para
todo mundo
bell hooks
Este livro apresenta uma visão original sobre politicas voltadas para as mulheres, direitos, beleza, classe, trabalho, raça e gênero, debatendo abertamente sobre feminismo e pregando o fim da violência. A visão de uma das mais importantes feministas negras da atualidade sobre questões fundamentais.
Mulheres, raça e classe
Angela Davis
Uma análise profunda e refinada das nuances da opressão e de como elas estruturam a nossa sociedade, considerando-se a interseção entre raça, classe e gênero. Trata sobre a necessidade de se comprometer em romper com lógicas opressoras, para possibilitar um novo modelo de sociedade onde o conformismo não nos derrote.
Memórias da plantação
Grada Kilomba
Uma compilação de episódios cotidianos de racismo escritos em forma de pequenas histórias psicanalíticas poderosas. Debates sobre espaço e exclusão, políticas públicas, voz, corpo, cabelo e insultos raciais, Grada desmonta e escancara toda a normalidade do racismo, expondo suas causas e consequências.
Eu sei por que o pássaro
canta na gaiola
Maya Angelou
Este livro é uma autobiografia onde a autora escreve para libertar sua voz das gaiolas às quais foi submetida, e inspirar outras meninas como ela a se libertarem também. Com uma escrita poética e poderosa, Maya conta suas lembranças e descobertas dolorosas em torno do racismo, abuso e libertação.
Quarto de despejo
Carolina Maria de Jesus
Um diário vivo e visceral, onde a catadora de papel e escritora Carolina Maria de Jesus relata seu cotidiano sofrido, triste e cruel. Comove com sua linguagem simples e sensível, com seu realismo na hora de contar o que viu, viveu e sentiu enquanto sobrevivia na comunidade do Canindé em São Paulo com seus três filhos.
Quem tem medo do
feminismo negro?
Djamila Ribeiro
Ensaio autobiografico que reune artigos publicados pela autora entre 2014 e 2017, onde ela destrincha sobre conceitos como o feminismo, empoderamento feminino, interseccionalidade, politicas de cota, a origem do feminismo negro nos Estados unidos e no Brasil, e discute obras de autoras como, por exemplo, Simone de Beauvoir.
Circe
Madeline Miller
Este livro de ficção é uma celebração da força feminina, indomável e selvagem. Deslocada entre os deuses e seus pares, os titãs, Circe procura companhia no mundo dos homens, onde enfim descobre possuir o poder da feitiçaria, sendo capaz de transformar seus rivais em monstros e de aterrorizar os próprios deuses.
Essencialismo
Greg McKeown
Importante ressaltar que este livro é bem extremo e deve ser lido com certo equilíbrio. Mostra que, para equilibrar vida pessoal e trabalho, é preciso eliminar o que não é essencial, se livrar de desperdícios, inclusive de tempo. Simplificar para manter o foco onde impota, para facilitar a rotina e viver a parte boa da vida.
O patriarcado do salário
Silvia Federici
Traz para debate o feminismo e o marxismo, reafirmando a importancia de irmos alem de Marxs e Engels para que a gente consiga pensar novas perspectivas, mais atuais, a fim de superar essa logica social consumista, baseada em propriedade privada e mão de obra exploradora, e assim desenvolver novas praticas de cooperação social.
e fica de olho que essa lista só cresce...
Clica aqui embaixo para ver todas as possibilidades de evolução e revolução da nossa escola:
Todos os direitos reservados ©
Jiah Escola de Identidade e Estilo ®